segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Os Sete Anões

            Um útero e apenas um útero. Temos 2 olhos, 2 ouvidos, 2 narinas, 2 pulmões, 2 rins, 2 ovários ou testículos, 2 braços, 2 pernas... Mas temos apenas 1 cérebro, 1 coração e 1 útero. Parece que tudo aquilo que faz vida, de fato, é único e precioso.
            
            Hoje era dia de visitar a ginecologista em função de vários miomas que tenho no meu singular útero possivelmente gerador de vida. Tá certo que adiei um pouco a consulta devido ao que ouvi e li sobre miomas uterinos. Primeiro que não se pode usar DIU quando se tem mioma. Meia verdade: se os miomas estiverem dentro do útero (submucosos) aí não pode, se os nódulos estiverem dentro da parede endometrial (intramurais) ou fora (subserosos) aí pode. Segundo, existe o embolioma, tratamento que bloqueia a artéria que nutre o mioma. Mito: são embolizadas as artérias que nutrem todo o útero, podendo este se tornar infértil por falta de circulação. Não posso fazer e nem quero. Terceiro, miomectomia (extração dos miomas por cirurgia invasiva) só deve ser feita em casos mais graves. Verdade: quando os miomas atingem um tamanho superior a 4cm no maior diâmetro, quando há dor ou sangramento é recomendada a remoção. Não é meu caso. Com esses mesmos parâmetros pode ser indicada a simulação de uma menopausa medicamentosa por no máximo 4 meses. Mas sentir-se bem é o que não acontece, já que uma menopausa para uma jovem de 23 anos não é lá das melhores coisas da vida. Fugi disso também.
          
            O que me resta, ainda bem, é esperar e ver o que acontece. O problema da espera é a espera em si e as dúvidas que ela traz. Não se sabe se os miomas crescem ou aumentam de número, não se sabe quanto tempo ainda é possível esperar e as ultrassonografias acontecem não uma, mas 2 vezes ao ano... e cada ulrassom me deixa ais nervosa e angustiada. Fazer exercícios a fim de se aumentar os níveis de hormônio da felicidade é o mais recomendado para todos os casos. Minha médica me recomendou a compra de uma esteira a ser colocada em frente à TV e usada diariamente por, no mínimo,  meia hora. Vou ter que comprar uma esteira!

            Durante o exame, embora não saibamos quantos nódulos habitam meu ventre, meu útero foi batizado de Zangado, pois um dos nódulos fica sobressalente, dando a impressão de ser um nariz igual ao dos 7 anões... e os 7 (ou menos) anões estão ali, dominados pelo nariz do Zangado, o maior de todos. E o nome veio bem a calhar, pois por muito tempo não quis ter filhos. E me diziam que quando eu chegasse aos 20 e poucos, um surto de hormônios me faria ter vontade de ser mão. Eu não acreditava, mas aconteceu. Acho que boa parte de não querer ser mãe vinha de dentro do meu subconsciente, me avisando que não era hora q que nem a pessoa que estava comigo era a certa. acontece que, depois que você encontra AQUELE cara maravilhoso que te faz feliz e é o mais lindo do mundo, você sente a necessidade de saber qual será a mistura dos gens, como vai ser o fruto de todas as horas de amor e felicidade que estar com esse cara te proporcionam. Quero ser mãe.

            Antes dessa consulta, tinha medo de ter que engravidar agora, amanhã, semana que vem. Não posso. Tenho ainda mil coisas pra fazer. Também tenho medo de remover os miomas daqui a algum tempo e ficar com uma cicatriz e ter que engravidar dali 2 anos. Espero que meu útero aguente, no mínimo, mais 3 anos cultivando seus 7 anões. Aí faço a miomectomia múltipla, aguardo 2 anos epouco e tenho um filho. Ou que aguente até meus 28, o que seria o ideal, engravido  retiro o útero. Porque mioma é um bichinho desgraçado: você retira e logo eles tornam a aparecer, sendo a retirada do útero a única salvação contra os 7 anões.

            Seja qual for meu futuro de Branca de Neve sem madrasta e maçã envenenada, espero que meus desgraçadinhos fiquem na deles... que o Zangado diminua gradativamente seus resmungos e que o Príncipe Encantado esteja ao meu lado pra eu saber qual vai ser a cara do nosso retrato daqui a 6 anos. Enquanto isso... bom, enquanto isso, eu faço as milhões de coisas que tenho que fazer e tento ficar em paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário