domingo, 20 de junho de 2010

#9 Ah, a Copa

          
          A 17ª Copa do Mundo está acontecendo e o resto das coisas não. Como assim? Bom, vejamos... nossos alunos não vão às aulas, os funcionários de diversas empresas param de trabalhar em hora de jogo, lojas fecham, clientes não saem de casa, o trânsito pára, a vida pára e o jogo vive.

            Adoro futebol, gosto mesmo de assistir. Mas fico pensando na Copa e vejo que não sou tão fã assim. Pense nos hotéis que a África construiu para o evento. Será que as pessoas, depois dessa febre mundial, vão continuar visitando o país-sede e irão se hospedar nesses hotéis? Duvido... duvido muito. Falo dos hotéis porque esses representam gastos a serem regenerados em longo prazo. Ninguém faz um hotel para hospedar um número x de gente por não mais que um mês.

            O dinheiro gasto pela África do Sul em melhorias pró-Copa foi de 1,76 bilhão de libras!!! Estima-se que cada turista deixe lá 3 mil euros. Multiplicando o número de turista pelo valor suposto temos 1,119  bilhão de euros. A Libra vale mais que o Euro. A cotação de hoje está 2,62 e 2,20, respectivamente. Esses 42 centavos devem fazer uma baita diferença quando se trata de bilhões, não é mesmo?

            Então, não se paga! Tudo bem, certo que todo mundo que está lá em favor da FIFA, e ela própria, devem deixar muito dinheiro. Mas nada disso exclui o fator se preparar para algo que não vai durar. Gostaria muito que a Copa mudasse a situação de um país subdesenvolvido. Mas não muda.

            O que muda, então? Muda a rotina, principalmente a rotina do brasileiro que já é movido a carnaval em nível arterial. E o tempo vai passando e as coisas continuam as mesmas. Ou não: pioram. Mas por um lado agradeço à Copa por desacelerar esse caos frenético de rotinas extenuantes e sem sentido. Agradeço por deixar as pessoas mais felizes por estarem buscando uma vitória da alma e, de alguma forma, da dignidade, do orgulho de ser bom em alguma coisa.

            Agora, se o nosso molusco inventar de sediar 2014 aqui... Ah, amigos da rede globo, eu fujo pras colinas de Chernobyl!

Nenhum comentário:

Postar um comentário