Olá, pessoal.
Hoje o post é sobre um assunto difícil de lidar... tanto pras mulheres quanto pros homens: PEITOS!
Outubro é o mês de conscientização ao câncer de mama, o segundo tipo de câncer mais comum no mundo. Os dados são alarmantes: estima-se que surjam 57.120 casos novos n o próximo ano... Então como fazer pra tentar não entrar pra estimativa????
Em primeiríssimo lugar: ALIMENTAÇÃO E ESTILO DE VIDA
Eu acredito que a nossa atitude em relação à vida determina muito da nossa saúde. Pessoas negativas ou com comportamentos auto-punitivos têm maior tendência a ficarem doentes e a estimularem a produção de células cancerígenas. Claro que devemos levar em conta a herança genética, histórico de saúde pessoal, síndromes e disfunções.
Minha avó paterna faleceu em função de um tumor no cérebro (nunca ninguém descobriu ao certo... faz muuuuitos anos) e todas as irmãs dela tiveram câncer (pulmão, laringe e bexiga). Eu não fugi da herança e ganhei um tumorzinho uterino devidamente extirpado- mas prosseguirei com exames ao longo da vida. Some isso à minha disfunção de tireoide (Hashimoto- proporciona nódulos em todos os tecidos glandulares. Que amor, né?).
Parei de tomar anticoncepcional há muitos anos pois acredito que um dia algo ruim vai acontecer contigo por causa da pílula. Não é legal mesmo... Desde celulite e estrias, à embolias, problemas cardíacos, câncer, morte... enfim.. Há métodos muito melhores hoje em dia. E acredito que quanto menos medicamentos melhor. Dor de cabeça? Tome bastante água, faça massagens em todo o pescoço e crânio, desabotoe a calça apertada... tome um chá.
Levar uma vida mais positiva, fazer exercícios físicos não desgastantes e se alimentar bem afastam doenças. No caso da alimentação, infelizmente não podemos saber exatamente o que estamos ingerindo (agrotóxicos, compostos químicos de industrializados...). Mas comer mais frutas e vegetais da estação, beber muita água, comer algumas oleaginosas e não se empanturrar de industrializados faz uma diferença gigantesca.
CUIDANDO DA COMISSÃO DE FRENTE
Como você trata os seus peitos? Você os conhece bem?
Seu sutiã está certo? Ele te machuca, fica solto demais??? Seus titis cabem confortavelmente no bojo? Sobra espaço? Falta espaço? Aperta as costas ou fica solto e sobe ao longo do dia?
A questão é que a a sociedade nos ensina, em primeiro lugar, a entrar em conflito com nosso próprio corpo. E as mamas são alvo direto: você tem que ter, tem que ser redondinho e tem que estar num tamanho entre 44 e 48. Não, não estou aí... e você também não deve estar, porque não é assim que se mede peito.
O sutiã ideal é aquele que fica no lugar o dia todo. Os seios devem caber dentro do bojo sem ficar saltando e sem que sobre espaço. O bojo deve ser como uma luva: cobrir e dar sustentação sem alterar a forma. Já a banda (o que fica em volta do seu tórax) deve ficar retinha e devem caber no máximo 3 dedos seus nas costas. Veja:
Segundo as numerações brasileiras somos todas proporcionais, ou seja: se meu peito é 48, as costas (banda) também devem ser. O que significa que você só tem peitão se for gorda e só tem peitinho se for magérrima. Algo há de errado nisso, não é? E a estrutura óssea não participa disso?
O que decorre dessa concepção é que nós tenhamos que mudar em função das roupas. Aí entra o silicone, a lipo, a redução de estômago, a redução de mamas.... Mas, gente, não é muito mais fácil produzir roupas??? Antes de tudo, você deve conhecer seu corpo e se dar bem com ele. E os seus seios não são como aquele pneuzinho na barriga, nem o cabelo com pontas duplas.... Seios são assunto sério.
Porque não usar o sutiã errado:
1-faz mal pra sua coluna, pois altera o ponto de apoio, fazendo com que você se curve.
2- faz mal para os seus seios: o atrito com as glândulas mamárias pode causar nódulos malígnos ou benígnos.
3- altera suas curvas naturais.
4 - fica feio demais.
5- você não é obrigada.
Por enquanto é possível comprar sutiãs específicos pela Internet.
Mas aí vem a questão do tamanho e da espera. Pode sentar e tomar umas cervejinhas, porque demora. Então vamos descobrir o tamanho das suas meninas:
GUIA DE MEDIÇÃO E COMPRA
Há tempos busco o sutiã perfeito. Já utilizei algumas calculadoras que acabaram por me fazer comprar o tamanho errado. Mas aí eu descobri uma calculadora com 6 medições no blog CurvyWordy. Entre no site e desça até a calculadora na barra lateral:
É imprescindível estar sem sutiã. Pedir a ajuda de alguém também facilita a vida.
1- meça o UNDERBUST, a região do seu tórax onde a banda do sutiã deve ficar (bem retinho). Para essa medida, solte todo o ar dos pulmões e meça o mais apertado possível sem machucar. Anote o número na calculadora.
2- Meça novamente o underbust, mas deixe a trena apertada, mas de forma confortável. Não prenda a respiração.
3- Encha os pulmões de ar e meça sem apertar.
4- De pé, como se você fosse medir sua altura, meça em volta do tórax passando sobre os mamilos.
5- Curve-se para frente, e meça a mesma região, passando sobre os mamilos.
6- Deite alinhada na cama e meça mais uma vez, passando a fita métrica sobre os mamilos.
Clique em "get your results" e voilá! Fiz com uma trena de construção agora só para ilustrar, o ideal é com uma trena de costureira:
Meu número no Reino Unido é 32J, mas se eu preferir mais solto devo comprar um 34HH.
Meu número nos EUA é 32M, com banda mais solta é 34L
Meu número na União Europeia é 70N, com banda mais solta é 75M.
Essas medições correspondem às polegadas do underbust e a letra é quantas polegas a mais você tem de busto.
Então 32M quer dizer que tenho 13 polegadas a mais de busto que de underbust. Assim:
Como você pode ver, na Europa é possível encontrar copas muito maiores. Tenho desejado muito os sutiãs poloneses. Os preços se equiparam aos brasileiros.
Atenção na hora de escolher o tamanho. Verifique de qual país é.
O Ebay é o paraíso. Prepare-se para perder horas escolhendo e tenha uma conta PayPal para efetuar o pagamento. Depois disso é só esperar a felicidade chegar pelos correios.
Tenho o desejo de importar esses sutiãs maravilhosos. De fazer um encontro de medição e de conscientização. Tá afim? Vamos combinar!
Enquanto isso, lembre-se de se alimentar bem, fazer exercícios, usar um sutiã que não te machuque. Uma ideia é comprar um que tenha a copa certa e mandar ajustar a banda em uma costureira.
Adicione doses de alegria pra sua vida e faça o auto-exame. Vá ao ginecologista sem medo, pois é lá que você descobre mais sobre sua saúde. Pense na consulta sempre como um momento de estudo e conscientização. Aprenda sobre seu corpo, conheça seus cheiros e fluidos e as alterações que acontecem contigo. Sinta-se bela por isso, por ser mulher, por ser complexa.
E aproveite, celebre seu corpo!